sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crise? Onde?




A gente pensa na situação... Escuta pessimista atrás de pessimista, falando que tudo vai de mal a pior e que ainda tende a piorar mais!
Puxa vida, serão os últimos dias?
Os economistas dizem que um hecatombe econômico vem aí, e que nós brasileiros provavelmente vamos morrer de fome, consumidos pelo verme inflacionário, e que depois disso, nem nosso pó sobrará, para detectar nosso DNA de povo mal votante.
Gente, estou com medo! Acho que ou é o reino do capeta se instalando, como fala em apocalipse, ou, o capeta é a Dilma e Jesus já está voltando.
Ainda bem que a gente, povo brasileiro, além de não saber votar, também não sabe ouvir, não sabe ler, não sabe assistir ao noticiário, não sabe escutar o rádio quando o assunto é sério, e por isso, a gente continua acordando cedo, saindo pra trabalhar, e dando duro o dia inteiro pra comprar o leitinho das crianças.
Já pensou se a gente tivesse aprendido a ler?
Ficaríamos em casa esperando a crise passar. Não tomaríamos banho, pra não gastar nem agua, e nem energia. Não compraríamos roupas, vinho, refrigerante, picanha, carvão e nem Danoninho que vale por um bifinho... Porque uma vez letrados e entendidos, a gente iria descobrir, que em tempos de crise, vive-se a pão e agua. Em tempos de crise, faz-se sopa de pedra. Em tempos de crise anda-se a pé...
Ufa! Ainda bem que a gente é burrão, porque vivemos uma crise mais ou menos, e deixamos o espanto e a preocupação para os analistas, os economistas, os padres e pastores...
Nós apenas vivemos um dia após o outro.
A única coisa ruim de sermos burrões, é que definitivamente não sabemos votar... Porque se soubéssemos, certamente esse país aqui seria mais chique que a França, mais rico que Dubai, mais desenvolvido que o Japão e mais humano que o Tibete.
Mas fazer o que? Em tempos de crise é assim mesmo. E só daqui a umas duas gerações, onde a sociedade brasileira vai realmente ser mais educada, letrada e escolarizada, é que nós vamos aprender a votar e a viver o lado correto dos dias.
Até lá... Se Jesus não voltar antes e se a Dilma não for mesmo o capeta, nós vamos Zecapagodiando e deixando a vida nos levar.




19 comentários:

  1. E assim, de crise em crise, vamos indo e nos ralando cada vez mais ... abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chiquinha! Que bom que apareceu. Estava sentindo sua falta!

      Excluir
  2. Texto muito bom!
    Vamos vivendo um dia de cada vez, pois é tudo o que nos resta...
    Bom dia pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana! Esse governo inspira a gente. Hahahaha.

      Excluir
  3. Esse governo inspira mesmo, rsrs, pois é, dizem alguns que tempos de crise é até bom, faz muitas pessoas acordarem, recriarem e quem sabe até estudarem?!
    Abraços meu amigo André, muito bom seu texto, tens ótimo senso crítico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pra gente que escreve né Ivone. Hahahaha.

      Excluir
  4. Vovó e vovô tomavam banho e colocavam sua melhor roupinha , neste dia cheiravam a sabonete lever e ficavam na porteira esperando a condução (ximbica) do seu Jorge dono da fazenda pra ir votar.
    Só neste dia é que seu Jorge os levava até Jaborandi e trazia de volta depois de lhes oferecer um almoço na sede da fazenda.
    Isso ele fazia com todos os moradores da colônia de meieiros Italianos, Negros e Tchecoslovacos.
    A coisa era séria e neste dia de sufragar eles se sentiam importantes e até cantavam o hino nacional.
    Quanta ingenuidade, o curral era tão perfeito, tão bem engendrado que perdura até hoje alimentado pelo coronelismo midiático moderno que usa como combustível o medo, as ameaças, o pão e o circo porque sabem que os homens de bem que são a maioria da manada, tem sentimento e amam suas famílias, filhos, primos e irmãos.
    Desculpe-me ter me alongado tanto.
    Abraço André, seu texto é belo e veio a calhar com minha indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta saiu melhor que a postagem. Isso aí Tiugo.

      Excluir
    2. Nem tanto mestre...nem tanto.

      Excluir
  5. Abençoada semana!!!!!!!! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Caro André, obrigado pela sua visita e comentário no meu blogue.
    Só pelo que li na primeira página, já gosto do seu blogue. Os temas são variados, bem expostos e, principalmente, com uma dose de bom senso que não é muito comum na blogosfera. Também já percebi que é um democrata no sentido lato do termo (não apenas na política). E isso é muito bom.
    Quanto a este seu post, diria que a política e os governos, pela minha humilde óptica, são vistos quase como equipas (times) de futebol. Discutem-se muito pouco as questões ideológicas e, assim, não existe nas populações uma visão clara do que querem para o futuro. Ou seja, não basta dizer que não queremos corruptos no poder, que os impostos deveriam ser menores, etc., etc, e que queremos melhor nível de vida. Temos que dizer que Estado é que queremos, na saúde, educação, etc., etc... Sistemas privados, públicos ou mistos? E por aí fora...
    Enfim, este espaço é pequeno e não se destina a falar muito, mas é apenas o meu ponto de vista...
    Caro André, um abraço do outro lado do Atlântico, de quem também não gosta do governo que teve e vai ter nos próximos dias (a direita voltou a ganhar, embora sem maioria absoluta).
    PS: das próximas vezes, prometo que escrevo pouquinho (nem sei o que me deu, pois não sou de muitas palavras...).
    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, é muito bom quando alguém comenta com muitas palavras . Gostei muito do seu comentário.

      Excluir
  7. Bom dia
    Passei pelo teu cantinho para te dar a conhecer o meu modesto espaço de poesia.
    Espero que gostes. Um abraço, Ana Pereira
    http://almainspiradora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir


  8. Olá André,

    Certo é que a crise aí está , infelizmente, e precisaremos aprender a dançar conforme a música. Os mais informados acompanham a situação com apreensão, mas os demais, por desinteresse e / ou desinformação, seguem suas vidas normalmente. Sabemos que sem cultura e educação um povo é facilmente enganado e subjugado pelos políticos inescrupulosos. Resta-nos torcer para que a crise seja vencida antes que o caus se instale.

    Poderiamos, sim, estar entre os países mais ricos do mundo, pois sobra recursos por aqui, mas os "usurpadores" não deixam.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. André, com tudo alinhado direta ou indiretamente ao esquerdismo, votar em quem? O povo está sem escolha faz tempo. Além do mais, com a tal urna fabricada na Venezuela, a Smartmatic, ganha quem os donos da boiada querem.

    ResponderExcluir
  10. Voltei para ver as novidades...
    Na falta delas, acrescendo apenas que a tendência mundial é para que os governos sejam irrelavantes. Porque, ou eles fazem o que a alta finança quer ou vão pelo ralo abaixo. Ver o caso da Grécia, por exemplo...
    Ou seja, estamos fritos, a menos que algo se altere profundamente a nível mundial.
    Estou a lembrar-me de uma hipótese, que era a de o povo ser o dono dos bancos...
    Caro André, tenha um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Os pessimistas de plantão..não saberão ver o tanto que o copo está completo..e os otimistas...não prestarão atenção ao vazio..e seguiremos assim...lutando sempre por dias melhores!!!
    Vivas ao seu talento nas letras...abraços meus.

    ResponderExcluir
  12. Os pessimistas de plantão..não saberão ver o tanto que o copo está completo..e os otimistas...não prestarão atenção ao vazio..e seguiremos assim...lutando sempre por dias melhores!!!
    Vivas ao seu talento nas letras...abraços meus.

    ResponderExcluir
  13. Os pessimistas de plantão..não saberão ver o tanto que o copo está completo..e os otimistas...não prestarão atenção ao vazio..e seguiremos assim...lutando sempre por dias melhores!!!
    Vivas ao seu talento nas letras...abraços meus.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!