sábado, 18 de outubro de 2014

Agregar



Acabei de executar meus dotes culinários ali na cozinha. Se você que está lendo, ainda não provou algum prato meu, me desculpe amigo, mas você não pode morrer sem ter essa alegria na vida! Eu não falo que sou bom em nada, eu acho que escrevo mais ou menos, trabalho mais ou menos, jogo bola mais ou menos, desenho mais ou menos, mas cozinhar não... Aí eu sou "o cara"!
Agora que o rango tá pronto, estou tomando um vinhozinho antes do almoço e assistindo um dvd do B.B.King.
O B.B.King me fez pensar sobre as pessoas que fazem as diferenças aqui nesse nosso mundinho, pessoas que realmente são acima da média, pessoas que estão além do nosso tempo, que enxergam coisas que nós pobres mortais não conseguimos acompanhar com nossa cabeçona oca.
Você já ouviu falar em Júlio Verne? Esse cara escreveu "Viagem ao centro da terra" e "20.000 léguas submarinas", no final dos anos 1800! É brincadeira isso? O cara estava séculos a sua frente!
Mas esse aí é exemplo de caras extraordinários, e o mundo não seria o mundo se não existissem caras assim, e outros tantos, que se não são geniais ao extremo, pelo menos são acima da média no que fazem. Gente como Sheakespere, D. Pedro segundo, Airton Senna, Pelé, Machado de Assis (para muitos), Érico Veríssimo (pra mim e mais alguns), Galileu, Bill Gates, Michelangelo, Mozart, Renato Russo, Ronald Golias, Assis Chateaubriand e mais uma porrada de gente fez as diferenças aqui na nossa terra, eles podem não ter sido visionários como o Júlio Verne, mas com certeza aprimoraram seus dons e contribuíram com o que sabiam fazer de melhor para que o resto da humanidade lucrasse de alguma forma!
A gente, eu, você e todo mundo, tem alguma coisa que sabe fazer bem, mas talvez, por esse mundo corrido e cheio de obrigações em que vivemos, ou talvez por pura preguiça mesmo, a gente vai deixando o tempo passar e não faz nada por esse dom. Isso é ruim...
Eu comecei a assistir o B.B.King e a pensar: Caramba, o B.B.King não é o melhor guitarrista que eu já vi, ele toca muito bem, mas com notas comedidas e sem fazer estardalhaços, mas mesmo assim, ele com suas limitações consegue agregar tanto carisma e emoção nas suas músicas que se tornou o rei do blues, disparadamente.
Será que a chave do sucesso não está aí? O negócio não é ser o melhor do mundo naquilo que faz, mas ser bom e agregar coisas que talvez os outros não tenham. Aquelas pessoas que eu citei ali em cima, talvez sejam discutíveis em alguns pontos, e não sejam unanimidade, mas com certeza eles figuram em várias listas de melhores no que fazem, e eles treinaram e agregaram coisas para chegarem ao sucesso.
Pense nisso, e se possível dê seu parecer aqui nos comentários!






9 comentários:

  1. Não vale querer desfocar o tema;;; Quando achei que viria o convite para provar um rango teu porv lá, começas a falar em grandes nomes,rs

    Pessoas certamente que fazem ou fizeram diferença e deixaram seus rastro legal... Gostei de ler e vamos ficar esperando o convite .Assim vemos de perto o Samuquinha que "bombou" no sementinhas, tua esposa e tua comidinha! Aqui a turminha é pequena: só Kiko, eu, 4 filhos, 6 netos, Cuca que vai gostar de brincar com a tua...O que achas?sr abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo querido Andre, imagino como deve ser mesmo muito boa a sua comida, pois quem diz que cozinha bem é por também amar comer bem, eu também sou boa na cozinha, rsrs, amo boa comida, embora eu coma bem pouco, mas é por adorar poder comer bem devagar e saborear!
    Amei ler a sua lista dos que nos serviram e/ou servem de exemplos, pois meu amigo, tudo na vida tem de ser bem aprendido, amei ler e ver os filmes de Júlio Verne, amei saber que temos algo em comum, ah, respondi lá no meu espaço sobre Cupido, é mitológico mesmo, mas eu invento algumas coisas para poder rimar um pouquinho, amo mitologia e componho muitos poemas a respeito!
    Aqui é sempre bom visitar e trocar ideias, amei ver e ouvir o vídeo!Parabéns pelo bom gosto!
    Abraços apertados meu amigo sempre querido!

    ResponderExcluir
  3. Bom quando eu comecei a ler o post, pensei que vinha aí o convite para o almoço, ou a receita. Recordei nesse instante um outro post sobre uma receita e vários drinks, e preparei-me para a risada, mas afinal veio um assunto sério, para reflexão.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Olá André,
    Fiquei até com vontade de comer, porque se você cozinha melhor do que escreve (como disse) então o negócio deve ser bom mesmo! O exemplo do B.B.King foi ótimo, pois creio que ele é o que é não por ter uma técnica refinada e tal, mas sim por conseguir colocar muita emoção e amor no que faz! Quantas vezes já fiquei maravilhado com um simples arroz com feijão feitos com o principal ingrediente: amor.

    Abração
    Flavio Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. ANDRÉ:Bem interessante seu texto.No início, vc fala dos seus dotes culinários...rssss, até senti vontade de comer, e logo fala do pensar....em pessoas potentes!!!RSS! Vc é realmente o cara! Como sempre, André, acho vc UM GRANDE HOMEM!!! Sempre me divirto com o seu estilo na escrita.Fala sobre TEMAS SÉRIOS, mas USANDO o BOM HUMOR, o DINAMISMO!! Envolve o leitor!!! Olha, nos tempos de hoje, também acho como GRANDE PESSOAS:O Augusto Cury, escritor, psiquiatra...! Como também o Lauro Travissan. Eles falam sobre a psique humana, mas é muito importante o trabalhar deles. Pois acho que o ser humano precisa GERENCIAR MAIS O SEU POTENCIAL! Cada indivíduo tem um lado especial, único e incrível, o que precisa é parar para analisar esse potencial,essa fortaleza que está bem dentro do seu ser!! Amigo, obrigada por compartilhar seu pensamento, suas idéias.Aprecio muito seu espaço.Beijos e uma belíssima e frutífera semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, André.
    Lembrei-me de alguns programas com apresentadores masculinos, como o do Ronnie Von, onde homens se reúnem para cozinhar e conversar. Adoro! Prefiro-os àqueles programas de culinária femininos, chatíssimos...
    Adorei.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro André, o que acaba de escrever é publicar aqui não se trata de mais um post apenas, mas de uma belíssima lição reflexiva. É um convite ao pensar, certamente. Eu não sei se existe uma receita pronta para se fazer sucesso, mas procurar fazer o melhor que pode naquilo que desempenhamos talvez seja um dos caminhos. André, suas publicações aqui sempre são bem colocadas e contextualizadas, mas nessa de hoje, você se superou. Me permita dizer, sem desmerecer as demais já publicadas por você e que também foram maravilhosas, mas essa foi a melhor que já li aqui, meu caro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, André,

    Filosofando, hein?
    Fiquei aqui pensando que eu deveria provar de sua comida para ver se você é mesmo "o cara" na cozinha-rsrs.
    Pessoas que fazem a diferença primam pela humildade e por isso mesmo, além de seus talentos naturais, sabem que 'agregar' é a palavra chave para o enriquecimento de si próprio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bom gosto é outra coisa. Aguardo convite para o jantar.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!